22/03/2009

Olá alunos e alunas da Literatura Infantil da EENAV!
Gostaria de compartilhar com vocês a leitura do conto Terceira Margem do Rio de Guimarães Rosa. Façam a leitura dele no seguinte link, não esqueçam de fazer o comentário por escrito.http://www.releituras.com/guimarosa_margem.asp

15 comentários:

  1. MUITO LEGAL ESTE BLOG...Pois nos mostra um lado diferente da literatura onde vem trazendo escritores atualizados, junto com um ótimo escritor Guimarões Rosa, mostrando sua biografia e história...
    E é desta maneira que consiguimos captar um novo gosto pela literatura......

    Aluna: Rochele Machado
    Turma: 351

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do conto Terceira Margem do Rio de Guimarães Rosa, mostra que mesmo o pai tendo ido para o meio do rio num barquinho ele jamais esqueceu tudo que ele havia o ensinado e foi o único que permaneceu ali mesmo sem obter respostas as suas dúvidas e por fim se martirizava por na hora em que seu pai iria lhe pedir desculpas pelo afastamento ele fugiu, fraquejou.
    Adorei o blog , nos mostra um lado mais fascinante do mundo dos livros e o conto nos serve de exemplo que a felicidade pode estar nas pequenas coisas que desprezamos, até em "ficar sozinho no meio do rio num barco".

    Eliane Turma 301 EENAV

    ResponderExcluir
  3. Achei o conto Terceira Margem do Rio muito interessante ele nos faz questionar e refletir sobre algumas atitudes humanas, nossas e e também de nossos semelhantes. Devemos despertar o interesse e gosto pela leitura desde cedo seja em nossos futuros alunos ou até mesmo nas pessoas que nos cercam, isso nos traz muito conhecimento e cultura.

    Nágila - Turma 301 - EENAV

    ResponderExcluir
  4. o conto Terceira Margem do Rio é um cont muito interessante pois reflete em nossas atitudes e do nosso dia-a-dia. devemos sempre ter habito de ler um livro, colunas de jornais, contos.. pois enriquece nosso vocabulário, e nos abre novos horizontes, adquirimos conhecimentos, e novas culturas.

    ResponderExcluir
  5. Mauricio- Turma 301 - EENAV
    Gostei bastante do conto de Guimarães Rosa,pois nos faz pensar em nosso comportamento e atitudes de nosso cotidiano.Sempre devemos cultivar o hábito da leitura pois ela nos fornece cultura e aprendizado.

    ResponderExcluir
  6. Oi Prof
    Adorei seu blog, é uma forma de estreitar os laços entre o professor e o aluno.........
    Quanto ao conto achei bem interessante mas com um vocabulario pouco usual nos dias de hoje.
    Acho a forma como estão colocando a literatura não esta sendo muito bem vista pelos alunos,e assim os afastando-os dos livros.
    É dificil conquistar um novo leitor.
    Flavia T.301 EENAV

    ResponderExcluir
  7. Luciana Kurtz - T-301 - EENAV
    No texto "A Terceira Margem do Rio" eu achei interessante o momento que o pai, depois de
    tantos e tantos anos, faz um aceno para o filho quando ele se propõe a
    tomar seu lugar na canoa. Por que durante toda a história, todos esperavam
    qualquer comunicação com o pai, o que nunca ocorreu até esse momento, foi uma sensação bem emocional.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o conto do Guimarães Rosa, faz refletirmos melhor sobre nossa vida cotidiana, faz pensarmos melhor sobre como o habito da leitura pode favorecer nossos conhecimentos.
    Marina Grasiela Accorsi- 301- EENAV

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Sobre o texto de Guimarães Rosa, acho que nos faz parar um minuto para rever as nossas atitudes como pessoa.
    O desejo do menino é apenas entender os motivos da ausência do pai, tentando e se propondo até a ficar em seu lugar na canoa.
    Os fatores psicológicos sobre o isolamento do pai, refletem no menino, fazendo com que ele fique preocupado, alienado, etc...
    O texto é ótimo, e o vocabulário mais antigo, causa mais 'respeito'

    Marina Schleder Wegher
    Turma: 301

    ResponderExcluir
  12. Sobre o texto de Guimarães Rosa algumas pessoas resolvem se isolar, mas não percebem que estão fazendo mal para as que o cerca, pois os que ficam, ficam na espera de que um dia essa pessoa mude e volte, e algumas das que insistem em esperar acabam deixando de viver e de dar um sentido em sua vida esperando um dia essa pessoa voltar, mas pode ser que nunca volte, e ai será tarde demais. E nos mostra também que devemos pensar em atitudes cotidianas. O texto é bom mas com um vocabulário um pouco antigo, mais dificil de ser entendido.

    Gabriela Dornelles Rosso
    Turma: 301

    ResponderExcluir
  13. O conto, como supracitado, é interessante!
    Nada mais cativante do que a forma de como o nosso amigo Guimarães Rosa escrevia, com suas invenções linguísitcas. Além do regionalismo, característico, escrevendo sobre os sertões!
    Contudo, não troco o meu escritor preferido, centenário o ano passado, Machado de Assis! Sugiro seus contos aqui no blog também, para que outras pessoas tenham contato com a fascinante leitura de seus contos, e encantem-se com a forma de entender a personalidade do próximo, como tinha Machado!

    Abraços.
    (Clarissa- Turma 401 - Curso Normal - EENAV)

    ResponderExcluir
  14. Achei muito interessante o conto, ele nos faz pensar sobre que atitudes tomamos em frente questões do nosso cotidiano,nos mostra também que o conhecimento é algo que nunca esquecemos e que vai estar sempre conosco e muitas vezes desprezamos alguns gestos que podem parecer pequenos mas que no final fazem grande diferença em nosso ser. Gostei muito prô da iniciativa de fazr um blog, é assim que vamos conquistar cada vez mais leitores, partindo de nós futuras professoras despertando esse interesse nos nossos pequenos!

    Caroline Turma 301 Curso Normal EENAV

    ResponderExcluir
  15. Stefany Turma:301 Curso Normal EENAV
    O conto A terceira Margem do rio me deixou emocionada e com curiosidade do que ia acontecer a seguir. O que o pai do menino fez, acho que muitas vezes na vida temos vontade de fazer esquecer de tudo e ter um tempo para si. O que o menino fazia pelo pai também marcou pois, nunca deixou de ter esperança!
    Parabéns pelo blog bem elaborado !

    ResponderExcluir