07/01/2009

Primeira Aula: Sentir Literatura





















Nessa primeira aula, vamos ler algumas opiniões sobre o que é Literatura e ver algumas imagens que mostrem/ relacionem outras formas de ver o mundo.



Literatura Segundo o Dicionário

Literatura (Do lat. litteratura.] S.f. 1. Arte de compor ou escrever trabalhos artísticos em prosa ou verso. 2. O conjunto de trabalhos literários dum país ou duma época. 3. Os homens de letras: A literatura brasileira fez-se representar no colóquio de Lisboa. 4. A vida literária. S. A carreira das letras. 6. Conjunto de conhecimentos relativos às obras ou aos autores literários: estudante de literatura brasileira; manual de literatura portuguesa. 7. Qualquer dos usos estéticos da linguagem: literatura oral [p.v.] 8. Fam. Irrealidade, ficção: Sonhador, tudo quanto diz é literatura. 9. Bibliografia: Já é bem extensa a literatura da física nuclear. 10. Conjunto de escritores de propaganda de um produto industrial.

Fonte: www.literaturabrasileira.net

"A literatura é a expressão da sociedade, como a palavra é a expressão do homem." (Louis de Bonald, pensador e crítico do Romantismo francês, início do séc. XIX)

"O poeta sente as palavras ou frases como coisas e não como sinais, e a sua obra como um fim e não como um meio; como uma arma de combate." (Jean-Paul Sartre, filósofo francês, séc. XX)

"É com bons sentimentos que se faz literatura ruim." (André Gide, escritor francês, séc. XX)

"A poesia existe nos fatos" (Oswald de Andrade, poeta brasileiro, séc. XX)




3 comentários:

  1. Olá professora!
    Muito boas as "propagandas" do livro. A música de Capitu mescla vocábulos atuais e trechos da obra, o que dá vida à personagem. Quanto ao livro em si, os que não o conhecem diriam se tratar de algum seriado norte-americano de suspense, investigação. Realmente instiga a leitura. Esta forma e apresentação poderia ser mais usada em comerciais na televisão, como forma de incentivo à leitura.
    Quanto a definição da palavra literatura, confesso que me pareceu um pouco confuso. Porque literatura não se explica, simplesnmente se lê.
    Abraço! (Bruna Fernanda - Turma 401 - Curso Normal - EENAV)

    ResponderExcluir
  2. Olá prô!
    Sobre as propagandas, gostei de ambas, porém a 2ª instiga mais a vontade, o interesse de sabermos a história das pessoas que estão no cenário, no contexto em que se passa!
    Como a Bruna F. comentou acima, se usada na televisão, atrairia sim muitos leitores, é uma forma criativa e atual. Já a segunda, pode ser trabalhada após a leitura do livro, ou então como um incentivo próximo, quando solicitada a leitura, do contrário, provavelmente ninguém iria atrás de ler somento com a música!
    Sobre a definição, não apenas se lê, se escreve, se vive, portanto tem que haver explicação!
    Abraços.
    (Clarissa - Turma 401 - Curso Normal - EENAV)

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!!!!!!!!!!!!!Fiquei encantada com a segunda apresentação de Dom Casmurro...Senti-me no cinema vendo o trailler de um inigmático filme. Sensacional.

    ResponderExcluir